cpap-e-bipap-para-apneia-do-sono-entenda-a-diferenca
26 de novembro de 2019

CPAP e BIPAP: entenda a diferença


O ronco é um problema que afeta milhões de brasileiros. Com efeito, esse mal atinge não somente a pessoa que sofre dele, mas quem pertence ao convívio da mesma. Dessa forma, é crucial tratar esse problema. Duas maneiras de fazer isso é utilizando o CPAP ou o BIPAP. Contudo, há quem confunda os dois aparelhos, acreditando serem a mesma coisa.
Ao longo deste artigo, será elucidado no que consiste um CPAP, o que é um BIPAP e quais são as diferenças entre eles. Permaneça lendo este artigo até o final para saber mais!

No que consiste um CPAP?

CPAP nada mais é do que uma sigla em inglês que significa Continuous Positive Airway Pressure. Em outras palavras, no português, isso quer dizer pressão positiva contínua nas vias aéreas. Aliás, o CPAP é classificado como sendo o tratamento mais eficiente e mais usado para tratar apneia obstrutiva do sono.
Ele é um pequeno aparelho compressor de ar bastante silencioso e dotado de tecnologia muito avançada que faz uma conexão, por um circuito flexível, a uma máscara que fica encaixada ao nariz e boca do indivíduo.
Esta ferramenta evita que a garganta fique obstruída durante o sono e ajuda a pessoa voltar a dormir tranquilamente e sem problemas. Ele não permite que a via área se feche, exercendo uma pressão positiva sobre ela.
Atualmente no mercado há dois modelos distintos de aparelho: o de pressão fixa e o de pressão automática.

E o que é um BIPAP?

Por outro lado, os aparelhos do tipo BIPAP possuem uma diferença bastante significativa em relação ao CPAP. O diferencial deste dispositivo é que ele possibilita configurar uma pressão sobre a inspiração e outra sobre a expiração. Esta última é sempre mais baixa, a fim de que o esforço para exalar o ar seja menor.
Ele é muito usado para tratar de apneia central do sono e também apneia obstrutiva grave. Ademais, ele também é indicado para os portadores de doenças do coração, quem tem dificuldade para respirar e doenças neuromusculares.

Escolhendo o melhor tratamento para apneia do sono

Apesar de ambos os aparelhos possuírem finalidades similares, a grande diferença entre eles reside no fato de que o BIPAP oferece pressões distintas para a inspiração e expiração. Entretanto, o CPAP é considerado atualmente a melhor forma de tratar a apneia do sono. Caso queira adquirir um, recomenda-se comprar junto a CPAP Fit, que possui modelos de qualidade.
Ficou com curiosidade de entender mais os benefícios do CPAP? Saiba mais sobre o aparelho neste artigo.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO