acidente-de-trabalho-e-apneia-do-sono-entenda-a-relacao
12 de fevereiro de 2019

Acidente de trabalho e apneia do sono: entenda a relação

O que a apneia do sono tem a ver com acidente de trabalho? Muita coisa! Um dos seus principais sintomas é a sonolência diurna, que pode causar graves problemas. Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

Em pesquisa realizada recentemente, cerca de 30% dos paulistanos sofrem de apneia do sono, ou seja, param de respirar enquanto dormem e têm pequenas pausas de sono, que tornam esse momento de descanso pobre em reparação.

A patologia impacta principalmente na qualidade do sono, o que reflete na concentração e habilidade para desenvolver tarefas do dia a dia, aumentando os riscos de acidentes. A maioria das pessoas não trata corretamente a doença, sendo comum confundir os sintomas da apneia com outras patologias, dificultando o diagnóstico precoce. Tratar esse problema é muito mais que garantir uma noite de sono tranquila, também é trazer mais segurança para a vida e produtividade de modo geral.

Neste post iremos falar sobre a apneia do sono e como tratá-la, evitando, entre outras coisas, acidentes de trabalho.

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é definida por breves e repetitivas pausas de respiração que ocorrem enquanto o indivíduo está dormindo. Apesar de ter uma grande prevalência na sociedade e ser considerada comum, ela está longe de ser normal. No quadro de apneia, as vias aéreas se tornam repetidamente bloqueadas por causa do relaxamento excessivo da faringe e base da língua, fazendo com que uma quantidade de ar abaixo do normal passe por elas.

Sintomas

Quando esse problema acontece, a pessoa pode roncar alto ou emitir outros ruídos semelhantes a de um sufocamento ao tentar respirar. Mesmo que as pausas de respiração sejam de fato curtas e não suficientes para acordá-la, o cérebro e o corpo recebem um aporte menor que o normal de oxigênio e o sono sofre severas interrupções. Durante o dia, o paciente despertará muito cansado e terá menos foco tanto nas tarefas cotidianas como nas de atenção (trabalho, estudo, direção do veículo).

Além disso, não é raro o paciente pegar no sono em horas inoportunas, podendo causar acidentes de trânsito ou de trabalho.

Combatendo a apneia de forma tecnológica

Após o diagnóstico de apneia do sono, é preciso agir rapidamente para evitar próximos episódios de pausas de respiração durante o descanso noturno. Atualmente, existe uma variedade de tratamentos, sendo um deles os aparelhos de pressão positiva, também chamados de CPAPs. Esses produtos oferecem um fluxo contínuo de pressão positiva contínua, suficiente para desobstruir a passagem de ar, evitando assim as famosas pausas causadas pela doença. São pequenos aparelhos silenciosos que você pode colocar na cabeceira da cama! Com qualidade comprovada, são receitados por médicos e devem ser acompanhamos por um profissional especializado em sono para configurar o equipamento, auxiliar na escolha da máscara ideal, orientar sobre o uso e acompanhar o tratamento de forma online ou presencial. a adaptação é o fator principal para o seu tratamento.

O produto acompanha uma máscara para garantir o aporte de ar, que pode ser de diversos modelos, desde as intranasais até as faciais.

Somos uma empresa especializada na venda, adaptação e locação de CPAPs de diferentes tipos e modelos para melhor atender os pacientes. Que tal entrar em nossa loja online e conhecer melhor nossos produtos?

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO