22 de outubro de 2019

5 dicas para dormir melhor


O sono é essencial para o corpo humano. Ele ajuda a repor as energias e é responsável por criar um período profundo de repouso, em que o cérebro realiza diversas atividades de regulação do organismo. Com algumas dicas para dormir melhor, é possível favorecer bastante esse processo.
Os resultados aparecerão na forma de qualidade de vida, bem-estar e mais saúde. Então, o ideal é saber o que fazer para conseguir descansar do jeito certo, não é mesmo?
A seguir, confira 5 dicas para dormir melhor e entenda quais são os segredos para ter uma experiência perfeita!

1. Mantenha os eletrônicos fora do quarto

Os eletrônicos são muito frequentes no cotidiano e são usados tanto no trabalho, quanto para entretenimento. O problema é que a agitação das redes sociais e dos jogos eletrônicos faz com que o cérebro se mantenha em constante estado de alerta. Logo antes da hora de dormir, isso se torna bastante prejudicial.
Se quiser ter um repouso adequado, o melhor é deixar os eletrônicos fora do quarto — inclusive, a televisão, se possível. Uma ou duas horas antes de dormir, não tenha contato com qualquer aparelho. Você notará como fica mais fácil pegar no sono, tendo o ambiente escuro e sereno.

2. Cuide da climatização do ambiente

E, por falar no quarto, uma das dicas para dormir melhor consiste em preparar o espaço para esse processo. Nesse sentido, a climatização é um dos pontos mais importantes, já que o conforto térmico afeta a facilidade de descanso.
Garanta que o quarto esteja com a temperatura adequada, que não deve ser muito baixa ou alta. Principalmente no verão e no inverno, que são os extremos de temperatura, é preciso fazer com que o espaço esteja devidamente preparado para gerar bem-estar.

3. Evite a ingestão de alimentos e bebidas estimulantes

Sobretudo faltando poucas horas para dormir, é importante ter o cuidado de não ingerir alimentos e bebidas que causem estímulo no corpo. A cafeína, por exemplo, acelera o metabolismo e deixa o organismo agitado e nada propício ao descanso. Mesmo as gorduras, os açúcares, as comidas pesadas e as bebidas alcoólicas causam esse resultado.
Em vez disso, opte por uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão desde o período quando anoitecer. Você sentirá os impactos positivos na hora em que se deitar no travesseiro!

4. Tenha uma rotina relaxante como uma das dicas para dormir melhor

Outra, entre as dicas para dormir melhor consiste em começar a se preparar algumas horas antes de ir para a cama. Entre as boas práticas, está a criação de uma rotina relaxante e que auxilie a aliviar as eventuais tensões.
Pense em atividades que tragam prazer e satisfação, bem como naquelas que ajudam a reduzir seu ritmo, como a meditação. Ao criar “rituais” diários, é possível fazer com que o corpo já comece a repousar desde cedo. Evite, pensar, planejar ou relembrar na cama.

5. Evite exercícios físicos

Faça exercícios (caminhada, natação, bicicleta, etc.) pelo menos 4 horas antes de ir dormir, mantenha uma rotina diária (ou pelo menos 3 vezes por semana), por no mínimo 30min. Faça alongamento antes e após os exercícios.
 
Em caso de problemas com o sono, vale a pena recorrer a um especialista, que poderá diagnosticar os distúrbios do sono e verificar do que seu corpo precisa para ter um descanso correspondente.
É o caso da apneia do sono. Às vezes, seu repouso não é tão bom por conta desse quadro e deve ser avaliado com exames para diagnóstico e tratamento correto.
Com as dicas para dormir melhor, você sentirá um aumento na qualidade do repouso e do seu bem-estar. Como resultado, será muito mais fácil ter um cotidiano adequado, produtivo e cheio de energia!
Para ter outras dicas para o seu dia a dia e receber as atualizações do blog, curta a
nossa página no Facebook.

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL Confira o regulamento.
12X SEM JUROS NO CARTÃO
10% DESCONTO NO PIX OU BOLETO